Capa

Jovem de 16 anos conquista prêmio Chef Amador do 24º Festival do Camarão de Ilhabela

João von Brewer (esq.) é o novo chef amador
(Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

O chef João von Brewer
(Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

Camarão nº 18, prato do chef vencedor
(Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

Cleber Biscassi, segundo colocado
(Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

Camara?o na panceta, prato do vice-campeão
(Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

Boulevard do Camarão atende turistas e locais até este domingo (25)
(RJ Castilho / Sectur Ilhabela)

O vencedor se inspirou no meio ambiente para elaborar seu prato. O Festival segue até este domingo com muitas atrações grastronômicas e culturais

24.08.2019  |  3.864 visualizações

Ilhabela (SP) - João von Brewer, de 16 anos, foi o vencedor do prêmio Chef Amador do 24º Festival do Camarão de Ilhabela, realizado nesta sexta-feira (23), no Boulevard do Camarão montado no Centro Histórico da Vila. Com a apresentação do prato Camarão Nº 18, João superou o vencedor da edição passada, Cléber Biscassi, que neste ano ficou em segundo lugar com o prato Camarão na Panceta. Na terceira colocação, Yara Moreno Monge executou sua receita Camarão em Nozes com Chips de Mandioca.

Sob a assistência do chef Vando, da Vila Betel Sushi Lounge, o evento apresentou como jurados a chef Jackie Watanabe, proprietária do restaurante Arumã; Helô Lacerda Franco, do Grupo Ancoradouro e Fabiana Vanderstappen, da Creperia N’Areia.

“Gostei bastante de participar do evento, de viver essa experiência”, disse João. Segundo ele, o que o inspirou a apresentar o prato vencedor foi a preservação do meio ambiente. Contou que no dia da elaboração do prato uma notícia dava conta de que grandes queimadas atingiam a Amazônia há 18 dias. A sensibilidade de João em relação à defesa do meio ambiente resultou no Camarão Nº 18.

“Fiquei feliz por ter perdido para o João, um novo talento que nasce em Ilhabela”, comentou Cléber, empresário de tecnologia da informação estabelecido da Ilhabela há mais de 15 anos. Nas execuções dos pratos, João von Brewer contou com o auxílio de seu colega Vinícius Simão; Cléber Biscassi teve ao seu lado Ana Carolina Silva e Yara Moreno foi apoiada por seu filho Daniel.

As premiações foram entregues por Orlando Dias Bexiga Neto, diretor da Associação Comercial e Empresarial da Ilhabela. Durante a solenidade, João von Brewer ofereceu o Camarão Nº 18 ao renomado chef Guga Rocha, presente no Festival ministrando aula-show na noite de sexta-feira.

Festival do Camarão segue até domingo - A programação do Festival do Camarão reserva muitas atrações ainda para este sábado (24). Beto di Franco se apresenta às 17h. Às 18h, show com Maria Carmen - Lançamento do álbum Caixinha de Surpresa. Em seguida é a vez das aulas-show com a Chef Cecilia Padilha (Yes We Cook!) e com o Chef Ivan Achcar (EGG - Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia).Às 21h30, o Grupo Tia Ciata apresenta "Choros Cantados", com participação especial de Wanessa Dourado. A noite será encerrada, às 22h30, com a apresentação de Hércules Gomes, com "No tempo da Chiquinha".

No domingo (25), a atração principal no Boulevard do Camarão é a Aula-show com Chef Jimmy McManis "Ogro" (Ogrostronomia e Burgertopia), às 20h30. Antes, às 16h, o Chef Ivan Achcar (EGG - Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia) fala sobre Gestão em Gastronomia. Ele será seguido pela Tradicional Paella do Chef Tonhão (19h), a partir das 19h. Dois shows finalizam o Festival do Choro: às 18h, Num Choro só, e às 21h30, a Academia do Choro mostra "Choros Contemporâneos e releituras de Grandes Clássicos".

Tradicional desde 1995, o evento é realizado pela Associação Empresarial e Comercial de Ilhabela, junto a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, que optou por utilizar a estrutura do Race Village, montada durante a Semana de Vela, em julho, para instalar o Boulevard do Camarão.

Cinema - Assim como no mês náutico de julho, o 24° Festival do Camarão tem sessões de cinema neste final de semana. As entradas serão gratuitas e disponíveis neste sábado e domingo, na Praça das Bandeiras, na Vila. Serão exibidos seis filmes diariamente, com uma programação pensada para todas as idades. Para adquirir os ingressos e garantir lugar nas sessões é preciso se apresentar na recepção do cinema uma hora antes da exibição do filme. A sala tem capacidade para 70 lugares, sendo um exclusivo para portador de necessidades especiais e dois para cadeirantes.

Programação do 24° Festival do Camarão

Sábado - 24 de agosto
17h - Festival do Choro - Beto di Franco
18h - Show com Maria Carmen - Lançamento do álbum Caixinha de Surpresa
19h30 - Aula-show - Chef Cecilia Padilha (Yes We Cook!)
20h30 - Aula-show - Chef Ivan Achcar (EGG - Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia)
21h30 – Festival do Choro - Grupo Tia Ciata – Choros Cantados - “Participação Especial: Wanessa Dourado”
22h30 – Festival do Choro - Hércules Gomes – No tempo da Chiquinha

Domingo - 25 de agosto
16h - Aula de Gestão em Gastronomia - Chef Ivan Achcar (EGG - Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia) 
18h - Festival do Choro - Num Choro Só
19h - Tradicional Paella - Chef Tonhão
20h30 - Aula-show - Chef Jimmy McManis "Ogro" (Ogrostronomia e Burgertopia)
21h30 – Academia do Choro – Choros Contemporâneos e releituras de Grandes Clássico

Cinema grátis no Centro Histórico
Confira a programação e verifique a classificação indicativa antes de retirar o ingresso com uma hora de antecedência:

Sábado – 24 de agosto
16h20 – Assim é a Vida (12 anos/Legendado)
18h40 – Robin Hood: A Origem (14 anos/Legendado)
21h00 – A Sereia - Lago dos Mortos (16 anos/Dublado)

Domingo – 25 de agosto
10h00 – Turma da Mônica: Laços (Livre/Original)
12h00 – Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano (Livre/Original)
14h00 – A Menina e o Leão (12 anos/Dublado)
16h20 – A Cinco Passos de Você (12 anos/Legendado)
18h40 – Pegando Fogo (12 anos/Legendado)
21h00 – De Pernas pro Ar 3 (14 anos/Original)

Mais informações:
Sites: 
www.turismoilhabela.com  
Facebook: https://www.facebook.com/turismoilhabela/
Instagram: https://www.instagram.com/turismoilhabela/?hl=pt-br

Assessoria de Imprensa:
ZDL 
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723 - Luiz Rocha
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - Cel: 11 976022986
WhatsApp: 19 997912108

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: 
www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Leia também...

17.01.2020

I Festival da Lula abre temporada de eventos gastronômicos em Ilhabela

Será o primeiro de cinco festivais este ano, programado para os dias 7, 8 e 9, na antiga Salga - região Norte do arquipélago. Restaurantes cadastrados servirão pratos especiais com lula durante todo o mês

26.08.2019

Festival do Camarão de Ilhabela reúne 21 mil pessoas com atrações gastronômicas e culturais

Boulevard do Camarão, espaço de convivência instalado no Centro Histórico da Vila no mês de agosto, viveu dois finais de semana de intensa movimentação, refletindo na ocupação dos hotéis, que teve média de 65%

25.08.2019

C30 Barracuda é o fita azul da Regata do Camarão, em Ilhabela

O barco campeão travou uma disputa equilibrada com o Zeus, da classe RGS. A regata, que faz parte do Festival do Camarão, reuniu 30 barcos e 4 canoas havaianas na tarde deste sábado (24). O evento segue até a noite deste domingo (25)

23.08.2019

Regatas dão tempero esportivo ao Festival do Camarão de Ilhabela neste sábado (24)

Competição tem largada e chegada no Píer da Vila, junto ao Boulevard do Camarão, onde turistas e locais poderão saborear pratos exclusivos e acompanhar intensa programação gastronômica e cultural, com o Festival do Choro

Entre em contato