Capa

Gastronomia e emoção no reencontro da chef do ano com seu passado em Ilhabela

Boulevard do Camarão lotado no final de semana
(Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

Filas nos espaços dos restaurantes no Boulevard
(Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

A premiada Renata Vanzetto
(Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

Sanduíche de camarão, de Renata Vanzetto
(Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

Carina Manzoli deu aula-show no sábado (17)
(Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

Prato de Carina Manzoli
(Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

Aula de Carole Crema
(Prazeres da Mesa / Divulgação)

Prato de Carole Crema na sexta-feira (16)
(Prazeres da Mesa / Divulgação)

Chef Antonio Borges na cozinha do Boulevard no domingo (18)
(Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

O camarão de Antonio Borges
(Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

Eudes Assis, aula-show no domingo (18)
(Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

Receita do chef Eudes Assis
(Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

Bom público acompanhou o show de Luciana Mello
(Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

Luciana Mello faz show no domingo (18)
(Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

Secretária Bianca Colepicolo na cozinha do Boulevard
(Divulgação)

Renata Vanzetto venceu o Concurso Chef Amador do Festival do Camarão de Ilhabela de 2005 e, 14 anos depois, retorna para uma aula-show no tradicional evento que prossegue na próxima sexta-feira (23), no Centro Histórico da Vila. Rede hoteleira chegou a 95% de ocupação no fim de semana passado

20.08.2019  |  1.513 visualizações

Ilhabela (SP) – A jovem tímida que adora cozinhar caminha pelo Centro Histórico da Vila. Está nervosa, envergonhada. Com 17 anos de idade, vai encarar o Concurso Chef Amador do Festival do Camarão de Ilhabela de 2005. Foi inscrita pela tia e não pode recuar. Respira fundo e começa a pilotar o fogão. O sabor da comida extraído de suas panelas garante a vitória. Passados 14 anos, Renata Vanzetto retorna a sua cidade natal para mais um Festival do Camarão, desta vez, para ministrar uma aula-show. Profissional consagrada, Chef Restaurateur do ano pela revista Prazeres da Mesa e no comando de nove restaurantes, ela foi uma das estrelas do primeiro final de semana do tradicional evento no arquipélago do litoral norte paulista.

A cozinha ligou mais que o passado e o presente de Renata Vanzetto em Ilhabela. Conectou milhares de pessoas no Centro Histórico da Vila, onde está instalado o Boulevard do Camarão, com os espaços dos restaurantes participantes do festival. Além da aula-show da chef do Marakuthai, puderam saborear pratos de 29 restaurantes. “É muito bom cozinhar na minha terra. Relembrando tudo o que aconteceu, o curioso é que o valor do prêmio em 2005 era exatamente o que eu precisava para viajar e estudar no exterior. Fiquei sete meses fora e, quando voltei, abri o Marakuthai, em Ilhabela, que está no festival com o sanduíche de camarão crocante com maionese de beterraba e picles de couve-flor”, contou ela, que ensinou como fazer este prato em sua aula-show.

Outros chefs também brilharam no primeiro final de semana. Na sexta-feira (16), Carole Crema fez uma massa com camarão. Ainda no sábado, Carina Manzoli, do restaurante Famiglia Manzoli, fez aula-show e preparou sua receita. No domingo, duas aulas-show: Antonio Borges, do Quilombo Restaurante e Café, e Eudes Assis, do Taioba Gastronomia.

Após o sucesso do primeiro final de semana, o Festival do Camarão segue em Ilhabela ao longo do mês de agosto. Todos os dias nos 48 restaurantes participantes e a partir da próxima sexta-feira (23), novamente no Boulevard instalado no Centro Histórico. Juntamente com os pratos especiais a base do crustáceo, o evento contará com atrações musicais, aulas-shows com grandes nomes da gastronomia e o tradicional concurso de melhor Chef Amador. A vencedora mais famosa da competição, ensina a receita para os interessados em repetir seu sucesso de 2005. “Estejam seguros. Não inventem de fazer algo novo no dia, mas façam uma receita que vocês já sabem que dá certo”, garantiu Renata.

Rede hoteleira com 95% de ocupação –
O sucesso do Festival do Camarão pode ser medido além do grande volume de pessoas no Boulevard montado no Centro Histórico da Vila. O movimento da rede hoteleira é um termômetro capaz de mensurar a movimentação de turistas na cidade. Segundo dados da Associação Comercial de Ilhabela, o número de quartos ocupados manteve uma média de 77% durante a semana e chegou ao pico de 95% no primeiro final de semana do tradicional evento gastronômico. Para os próximos dias, as previsões seguem otimistas.

Visitantes e moradores poderão saborear pratos elaborados especialmente para o Festival do Camarão. As opções são desde pastel e espetinho de camarão até arroz cremoso com camarão, incluindo camarão na moranga e purê de mandioquinha com camarão. São pratos para todos os gostos e diversos valores com receitas exclusivas tendo o crustáceo como o protagonista. O cardápio de cada estabelecimento poderá ser encontrado no guia ilustrado do festival, distribuído no Boulevard e em pontos estratégicos ao longo da ilha, como comércios e pontos de informação turística.

"Agosto está sendo sensacional, assim como foi julho, nosso mês náutico. Estamos repetindo dias muito parecidos com o verão, não só pelo clima maravilhoso mas também pela lotação quase completa da rede hoteleira. O Festival do Camarão estava lotado e deve repetir o sucesso no próximo final de semana. Estamos aproveitando a estrutura do Boulevard para fazer mais uma pesquisa e conhecer melhor nossos visitantes", avaliou Bianca Colepicolo, secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Turismo de Ilhabela.

História - 
O Festival do Camarão de Ilhabela teve início em 1995, devido a uma união dos empresários filiados à Associação Comercial da cidade, que resolveram movimentar a baixa temporada e o setor hoteleiro, além de promover o município, tanto para os moradores quanto para visitantes.

A primeira edição do festival ocorreu no mês de agosto, não por acaso o mês anterior havia sido marcado pelo fim do defeso – período determinado anualmente pelo Ibama, no qual fica proibida a pesca do camarão. Liberados, os pescadores foram em massa às águas do litoral em busca do crustáceo, e a quantidade resultante dessa “retomada”, que normalmente já é alta, naquele ano foi exorbitante.

O camarão chegou aos comerciantes a R$ 12,00 o quilo e, com o passar dos dias, teve o valor ainda mais reduzido, aumentando a pressa dos comerciantes em dar um jeito em todo aquele estoque em pleno inverno. Por isso, organizaram a primeira edição do festival, que foi um sucesso, motivando a continuidade ano a ano.

Programação do 24° Festival do Camarão

Sexta-feira - 23 de agosto
14h - Cozinha Kids - Chef Guga Rocha (Cozinha Tropicalista)
16h - Concurso Chef Amador
18h - Festival do Choro
20h30 - Vencedor Chef Amador
21h30 - Aula-show - Chef Guga Rocha (Cozinha Tropicalista)

Sábado - 24 de agosto
14h - Regata do Camarão 
18h - Festival do Choro
20h30 - Aula-show - Chef Cecilia Padilha (Yes We Cook!)
21h30 - Aula-show - Chef Ivan Achcar (EGG - Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia)

Domingo - 25 de agosto
16h - Aula de Gestão em Gastronomia - Chef Ivan Achcar (EGG - Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia) 
18h - Festival do Choro
19h - Tradicional Paella - Chef Tonhão
21h30 - Aula-show - Chef Jimmy McManis "Ogro" (Ogrostronomia e Burgertopia)

Mais informações:
Sites: 
www.turismoilhabela.com  
Facebook: https://www.facebook.com/turismoilhabela/
Instagram: https://www.instagram.com/turismoilhabela/?hl=pt-br

Assessoria de Imprensa:
ZDL 
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - Cel: 11 976022986
WhatsApp: 19 997912108

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: 
www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Leia também...

26.08.2019

Festival do Camarão de Ilhabela reúne 21 mil pessoas com atrações gastronômicas e culturais

Boulevard do Camarão, espaço de convivência instalado no Centro Histórico da Vila no mês de agosto, viveu dois finais de semana de intensa movimentação, refletindo na ocupação dos hotéis, que teve média de 65%

25.08.2019

C30 Barracuda é o fita azul da Regata do Camarão, em Ilhabela

O barco campeão travou uma disputa equilibrada com o Zeus, da classe RGS. A regata, que faz parte do Festival do Camarão, reuniu 30 barcos e 4 canoas havaianas na tarde deste sábado (24). O evento segue até a noite deste domingo (25)

24.08.2019

Jovem de 16 anos conquista prêmio Chef Amador do 24º Festival do Camarão de Ilhabela

O vencedor se inspirou no meio ambiente para elaborar seu prato. O Festival segue até este domingo com muitas atrações grastronômicas e culturais

23.08.2019

Regatas dão tempero esportivo ao Festival do Camarão de Ilhabela neste sábado (24)

Competição tem largada e chegada no Píer da Vila, junto ao Boulevard do Camarão, onde turistas e locais poderão saborear pratos exclusivos e acompanhar intensa programação gastronômica e cultural, com o Festival do Choro

Entre em contato