Capa

IEE TERCEIROSETOR

IEE, de Ana Moser, leva sua metodologia de esporte educacional e escolas ativas para o México

Contando com a parceria da Nike e da organização Yo Quiero Yo Puedo, será realizada mais uma formação com professores na Cidade do México, em junho

29.05.2019  |  618 visualizações

São Paulo (SP) – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) vem trabalhando ao longo dos anos para levar sua metodologia de Esporte Educacional e transformar as vidas de crianças jovens e adultos. Ao longo desses 18 anos, em todo o Brasil, mais de 3,1 milhões de pessoas já foram atendidas e 45 mil professores, capacitados. Porém, a partir de uma parceria fechada com a Nike e a organização Yo Quiero Yo Puedo, esse trabalho está cruzando as fronteiras do País.

Desde junho de 2017, profissionais do IEE estão levando a metodologia criada pelo Instituto para o México. Apoiando o parceiro local, realizando formações presenciais com professores e participando de eventos esportivos para crianças e jovens, a entidade está contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos mexicanos.

"Para nós, é um grande desafio e uma enorme oportunidade. Nossa missão é qualificar a prática pedagógica dos professores de educação física que atuam nas escolas. É um trabalho de transferência de tecnologia para outro pais, outra cultura e outro modo de vida", afirma Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.

Para dar continuidade ao projeto em solo mexicano, será realizada, entre os dias 17 e 20 de junho, uma série de encontros e reuniões com a equipe do parceiro local Yo Quiero Yo Puedo e com a equipe Nike para organização do Ano 3 do projeto. No dia 21, está programado mais um encontro de capacitação para os 52 professores de educação física, que atuam em 31 escolas públicas participantes do programa "Juega Más: Escuelas Activas".

Esse será o segundo encontro anual de capacitação dos professores em 2019. "Além dos cursos presenciais, os professores recebem visitas para acompanhamento, realizam eventos e festivais e desenvolvem, em conjunto com a direção das escolas, um plano de ação para que as escolas se tornem cada vez mais ativas", explica Alexandre.

Juega Más – Em abril, na Cidade do México, o Juega Más, evento realizado pela Nike e pela organização Yo Quiero Yo Puedo, fruto das formações realizadas pelo IEE, reuniu 4 mil pessoas, sendo 1.600 crianças.

Essa foi a segunda edição do evento e os professores participantes do projeto tiveram a oportunidade de colocar em prática conhecimentos adquiridos nas formações do IEE, sempre com foco em atividades físicas divertidas, inclusivas e seguras. "As crianças e seus pais participaram de um evento com jogos e brincadeiras coordenadas pelos professores das escolas públicas. O festival integra as escolas e a comunidade, incluindo as famílias das crianças e colaboradores/voluntários da Nike no México. Trata-se de um momento importante de ampliação do programa, quando o esporte e a atividade física extrapolam os muros das escolas e chegam nas comunidades", conta o coordenador do IEE.

"Essa oportunidade tem nos permitido entender melhor como outras culturas valorizam, incorporam, dialogam sobre o esporte e a atividade física, como fazem política pública e como se organizam para tornar-se uma nação que se movimenta. Aprendemos que o movimento, o jogo, a brincadeira são linguagens universais, que nos permitem acessar diferentes povos e suas culturas e que os desafios do povo mexicano para se fazer uma Escola Ativa são muito parecidos com os nossos", completa Arena. 

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 45 mil professores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Bayer, CMPC, Ultra, ALCOA,  Anhanguera, Pitágoras, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Grupo GTM, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, LIVELO, AES Tietê, Bloomberg, Mentos e Portocred Financeira.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

ZDL - Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Neste mês, a equipe de profissionais do IEE volta ao México
    (Divulgação)

  • Professores do México serão capacitados pelo IEE
    (Divulgação)

  • O projeto do IEE no México começou em 2017
    (Divulgação)

  • Ana Moser, presidente do IEE
    (Divulgação)

Leia também...

10.10.2019

Eventos esportivos do IEE, de Ana Moser, reúnem mais de 600 crianças em São Paulo

Eventos serão na sexta (11) e segunda-feira (14), na capital paulista

07.10.2019

Professores da Bahia, Ceará e Rio de Janeiro são capacitados por projeto do IEE e da Petrobras

De terça (8) a quinta-feira (10), professores e gestores de quatro municípios participarão de formações em esporte educacional

07.10.2019

Núcleo Pindamonhangaba, de projeto do IEE, comemora o Dia das Crianças com atividades esportivas

Evento será nesta terça-feira (8), a partir das 8h, no bairro Castolira. São esperadas mais de 250 crianças

03.10.2019

Professores de municípios baianos são capacitados em esporte educacional por projeto do IEE

Com patrocínio da AES Tietê, nesta semana, serão realizados mais dois encontros de formação nos municípios de Guanambi e Pindaí

Entre em contato