Capa

IEE TERCEIROSETOR

Projeto do IEE e Petrobras estará em cinco municípios, capacitando 390 professores

De terça (9) a quinta-feira (11), professores, gestores e diretores das redes públicas irão participar de formações no Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul

08.04.2019  |  521 visualizações

São Paulo (SP) – O projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE) em parceria com a Petrobras, estará em cinco municípios nesta semana. De terça (9) a quinta-feira (11), profissionais do IEE estarão nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul, realizando formações em esporte educacional, que reunirão cerca de 390 profissionais da área de educação. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

No Rio de Janeiro, o projeto do IEE estará em Macaé, na terça-feira (9), e em Itaboraí, na quinta-feira (11), a partir das 8h. Nos dois municípios, estarão presentes cerca de 160 participantes, que irão participar do quinto e último módulo do programa do projeto, que é quando se realiza um seminário de práticas pedagógicas. Cada educador irá apresentar os projetos aplicados nas suas respectivas turmas. Em Macaé, no período da manhã, também será trabalhado o conteúdo “Lutas”.

“Antes, eu realizava os torneios e eventos na escola e não conseguia pensar na organização dos espaços e, principalmente, tudo era resumido a um campeonato com regras oficiais e que, muitas vezes, alguns alunos acabavam sendo excluídos. Agora, consigo ver uma nova possibilidade de evento, onde eu posso dividir mais espaços e atender muito mais alunos, possibilitando a inclusão de todos”, fala a professora de Itaboraí Tatiana Santos.

Já na Bahia, o Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional irá a Catu e São Francisco do Conde. Na terça-feira, será a vez de 80 profissionais dos municípios de Catu, Alagoinhas, Pojuca, Entre Rios, Cardeal da Silva, Araçás e Esplanada participarem do quarto encontro de formação do projeto do IEE. “Essa formação tem como objetivos elaborar eventos esportivos orientados pelos princípios do esporte educacional; valorizar o evento como estratégia de mobilização e integração da comunidade; e compreender os instrumentos de planejamento, realização e avaliação de eventos”, afirma a subcoordenadora dos IEE Raquel Clementino. Na quinta-feira, a mesma formação será realizada para 70 professores da rede pública de São Francisco do Conde, Candeias e Madre de Deus.

Na quarta-feira (10), a partir das 8h, 80 professores, gestores e diretores dos municípios gaúchos de Canoas e Esteio também terão os conteúdos relacionados ao quarto encontro da temporada. “O objetivo é que o grupo consiga planejar e executar um evento que dialogue com os conteúdos apresentados nos encontros anteriores, norteados pelos princípios do esporte educacional. Além disso, o grupo será provocado a pensar possibilidades de apresentação de seus trabalhos no seminário que ocorrerá no próximo módulo”, conta Adriano Rossetto Jr., coordenador do IEE.

A vice-diretora de escola de Esteio Maria Margarete Canabarro acredita que a formação está sendo muito proveitosa. “É muito válido para quem, como eu, não tem formação na área de Educação física, pois tivemos vários subsídios para levarmos mais movimento para dentro da escola. Trocar ideias e vivências com colegas de Canoas também contribui para a qualidade do nosso trabalho”, comenta a participante.

Esses encontros fazem parte da terceira fase do projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, que terá duração de dois anos e que realizará dez encontros de formação teórica e prática para professores em 15 polos, contemplando nove estados, 50 municípios e 1.050 professores e gestores de escolas públicas. Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo são os estados que fazem parte dessa nova etapa do projeto. 

Serviço
Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Macaé (RJ)
Data: Terça-feira (9)
Horário: 8h às 17h
Local: Universidade Federal Fluminense (rua Aloisio da Silva Gomes, nº 50, Granja dos Cavaleiros)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Catu (BA)
Data: Terça-feira (9)
Horário: 8h às 17h
Local: Centro Administrativo (rua Geonísio Barroso, Boa Vista, S/N)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Canoas (RS)
Data: Quarta-feira (10)
Horário: 8h às 17h
Local: EMEF Governador Leonel de Moura Brizola (rua Ramiro Barcelos, 1450 - São José)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Itaboraí (RJ)
Data: Quinta-feira (11)
Horário: 8h às 12h
Local: E.M. Prof.ª Cecília Augusta dos Santos (rua Presidente Dutra s/nº - Outeiro das Pedras)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – São Francisco do Conde (BA)
Data: Quinta-feira (11)
Horário: 8h às 17h
Local: Prédio Administrativo da Secretaria Municipal da Educação – Seduc (avenida Juvenal Eugênio de Queiroz, s/n, Baixa Fria)

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 45 mil professores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Bayer, CMPC, Ultra, ALCOA,  Anhanguera, Pitágoras, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Grupo GTM, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, LIVELO, AES Tietê, Bloomberg, Mentos e Portocred Financeira.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

ZDL - Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Cerca de 390 professores serão capacitados pelo IEE e Petrobras esta semana
    (Divulgação)

  • De terça a quinta-feira, o projeto estará em cinco municípios
    (Divulgação)

  • O IEE já contribuiu para a formação de mais de 45 mil professores
    (Divulgação)

Leia também...

21.08.2019

Folclore é tema de evento para crianças e jovens de Osasco, por meio de projeto do IEE

Serão dois dias de evento, quinta (22) e sexta-feira (23), no bairro Remédios. São esperados cerca de 170 crianças e jovens

19.08.2019

Professores de Tocantins e Mato Grosso são capacitados em esporte educacional por projeto do IEE

Contando com o patrocínio da Bayer, a iniciativa formará cerca de 200 profissionais da área de educação ao longo do ano

19.08.2019

Projeto do IEE e Petrobras capacita professores em quatro municípios de três estados

Na terça (20) e quinta-feira (22), cerca de 270 professores, gestores e diretores das redes públicas municipais participarão de formações em esporte educacional

13.08.2019

Projeto do IEE inicia primeiro ano de formação para professores da Bahia

Com patrocínio da AES Tietê, iniciativa irá capacitar cerca de 50 professores em cada município

Entre em contato