Capa

IEE TERCEIROSETOR

São Gonçalo do Amarante (CE) recebe projeto Caravana, que atenderá 3 mil crianças e jovens

A medalhista pan-americana do atletismo, Joelma das Neves, confirmou presença no evento, que será no espaço da Lagoa Prejubaca, de quarta (3) a sexta-feira (5)

02.04.2019  |  403 visualizações

São Paulo (SP) – O Projeto Caravana chega ao Ceará nesta semana, levando campeã do atletismo e artistas. De quarta (3) a sexta-feira (5), cerca de 3 mil crianças e jovens de escolas públicas de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Fortaleza, irão participar de atividades esportivas e artísticas. O projeto é realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), UNICEF e Instituto Mpumalanga, com parceria da ESPN e DISNEY. Em São Gonçalo, conta com o patrocínio da EDP, via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, e apoio da prefeitura local.

A Arena da Caravana será montada no espaço de eventos da Lagoa Prejubaca, área central do município, funcionará das 7h30 às 16h30 para os jovens e a partir das 19h para toda a comunidade e terá oito miniestações esportivas: futebol, basquete, vôlei, tênis, lutas, jogos não convencionais, oficinas do esporte, slackline. A abertura do evento será na quarta-feira, às 9h, com a presença de autoridades do município.

A corredora do revezamento 4x400 metros Joelma das Neves visitará as ações da Caravana do Esporte na quinta e na sexta-feira. Com seis mundiais de atletismo no currículo, diversas competições nacionais, ouro no Troféu Brasil de Atletismo/2018, presença em duas olimpíadas e em dois jogos pan-americanos, inclusive com medalha de prata no Pan de Guadalajara em 2011, Joelma "espera contribuir para que as crianças tomem gosto pelo esporte".

Enquanto as crianças brincam, cerca de 80 professores de educação física e pedagogos do município irão participar de uma formação de três dias na metodologia "Esporte Educacional". Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE, explica que "os projetos buscam, com metodologia, materiais diferenciados e formação de professores, garantir o direito de toda criança e adolescente de praticar esportes, brincar e viver com arte, colocando mais movimento no seu dia a dia".  

"Observamos cada vez mais que investimentos sociais voltados para o esporte, cultura e lazer transformam a vida das pessoas. As Caravanas são iniciativas que desempenham este papel transformador com professores, crianças e jovens, por meio da educação inclusiva," afirma Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP, patrocinador das Caravanas.

Sobre os projetos - Mais de três milhões de crianças e adolescentes já foram atendidas indiretamente pela Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, desde 2005. Mais de 50 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, nos onze anos dos projetos. São projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga, e com o Instituto Esporte & Educação (IEE).

A CARAVANA DO ESPORTE tem o objetivo de subsidiar uma política pública voltada para o esporte a fim de garantir o direito de crianças e jovens praticarem esportes com inclusão e em ambientes livres de violência, fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanhos e pesos para crianças e jovens. O projeto conta com o patrocínio do Itaú, da Rede, EDP, ALCOA e CMPC, via Lei de Incentivo ao Esporte/Governo Federal.

A CARAVANA DAS ARTES promove oficinas de formação de educadores dentro da metodologia "Viva com Arte" e oficinas de liderança juvenil em literatura e em comunicação. Tem os patrocínios da Rede, EDP, OTIS, CMPC, Unopar e GTM, via Lei Rouanet / Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 45 mil professores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Bayer, CMPC, Ultra, ALCOA,  Anhanguera, Pitágoras, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Grupo GTM, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, LIVELO, AES Tietê, Bloomberg, Mentos e Portocred Financeira.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

ZDL - Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • A Caravana em São Gonçalo do Amarante será de quarta a sexta-feira
    (Fabio Cerati)

  • Cerca de 3 mil crianças e jovens serão atendidos
    (Divulgação)

  • Joelma das Neves é atração confirmada nesta etapa da Caravana
    (Divulgação)

  • O IEE já atendeu a mais de 3,1 milhões de crianças e jovens pelo País
    (Divulgação)

Leia também...

Entre em contato