Capa

IEE TERCEIROSETOR

Projeto do IEE promove Embu Folia com vôlei, Carnaval e protagonismo juvenil

No sábado (9), a partir das 8h, cerca de 140 jovens irão participar de um dia de muito esporte, com torneio de vôlei, e Carnaval, com desfile de fantasias e banda

08.03.2019  |  544 visualizações

São Paulo (SP) – O Carnaval ainda não terminou para os alunos do projeto Rede de Núcleos do Instituto Esporte & Educação! No sábado (9), a partir das 8h, será realizada mais uma edição do Embu Folia, um festival de vôlei planejado e realizado pelos jovens participantes do Núcleo Embu das Artes, em São Paulo. O núcleo conta com o patrocínio do Grupo Kroton/Anhanguera, Verde e LIVELO, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

"O "Embu Folia" é protagonizado pelos jovens: deles para eles. Sua primeira edição aconteceu em 2016 com o intuito evidenciar a festa do Carnaval, de acordo com a cultura local, aliado à modalidade para alunos entre 14 e 19 anos", afirma Cris Oliveira, subcoordenadora do IEE. "Aqui os jovens são os verdadeiros lideres, fazendo a diferença na comunidade onde moram. São eles que constroem o regulamento, elaboram as premiações, convidam as demais equipes e fazem as mediações dos jogos. Além da organização do torneio, eles constroem coletivamente diferentes artefatos carnavalescos, tais como máscaras, confetes, fantasias e uma decoração bem característica desta que é uma das festas mais populares do país", completa Cris.

Neste ano, comemorando a quarta edição do evento, os jovens organizadores estabeleceram uma parceria com a Escola Estadual Jardim da Luz, conseguiram junto à direção, coordenação e jovens da escola, instrumentos como caixa, bumbo, baquetas, pratos, surdo e tambor, e irão tocar durante a festa. Além disso, todas as equipes participantes construirão suas bandeiras, com nomes fantasia de suas agremiações e os bloquinhos desfilarão antes e depois do torneio.

Além dos alunos do Núcleo Embu, a festa contará com a participação dos núcleos São Luís, CEU's Feitiço da Vila e Casa Blanca, equipes masculinas e femininas. São esperadas cerca de 140 pessoas, entre alunos e comunidade.

"Com toda esta mobilização, estes jovens estão agindo muito além de passar um dia jogando voleibol. Estão fortalecendo a cultura da prática esportiva na região, se apoderando dos espaços, fortalecendo as relações sociais, assumindo responsabilidades, formando grupos de jovens, mobilizando pessoas e cuidando da saúde. Este é o verdadeiro sentido do Instituto Esporte e Educação e do Esporte Educacional", constata Alan Leão, coordenador do IEE.

O Rede de Núcleos é um dos programas do IEE que mais realiza atendimentos diretos e está presente nas cidades de São Sebastião (SP), Santo André (SP), Embu das Artes (SP), Rio de Janeiro (RJ), Carapicuíba (SP), Pindamonhangaba (SP), Osasco (SP), Recife (PE) e São Paulo (SP). O projeto está estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, para atender crianças e adolescentes de comunidades, com atividades regulares e contínuas. Os núcleos atendem crianças, jovens e adultos e são considerados referência na comunidade ao redor.

Serviço
Embu Folia – Núcleo Embu (SP)
Data: Sábado (9)
Horário: 8h às 17h
Local: rua Lorena, 156 – Jardim Dom José – Embu das Artes

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 40 mil professores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Bayer, CMPC, Ultra, ALCOA, Grupo Kroton, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Grupo GTM, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, LIVELO, AES Tietê, Bloomberg, Mentos e Portocred Financeira.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

ZDL - Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Disputas de vôlei no Embu Folia
    (Divulgação)

  • Embu Folia vai reunir 140 jovens
    (Divulgação)

Leia também...

21.08.2019

Folclore é tema de evento para crianças e jovens de Osasco, por meio de projeto do IEE

Serão dois dias de evento, quinta (22) e sexta-feira (23), no bairro Remédios. São esperados cerca de 170 crianças e jovens

19.08.2019

Professores de Tocantins e Mato Grosso são capacitados em esporte educacional por projeto do IEE

Contando com o patrocínio da Bayer, a iniciativa formará cerca de 200 profissionais da área de educação ao longo do ano

19.08.2019

Projeto do IEE e Petrobras capacita professores em quatro municípios de três estados

Na terça (20) e quinta-feira (22), cerca de 270 professores, gestores e diretores das redes públicas municipais participarão de formações em esporte educacional

13.08.2019

Projeto do IEE inicia primeiro ano de formação para professores da Bahia

Com patrocínio da AES Tietê, iniciativa irá capacitar cerca de 50 professores em cada município

Entre em contato