Capa

IEE TERCEIROSETOR

Projeto Caravana volta a Santa Maria de Jetibá (ES) para capacitar 50 professores

De terça (19) a quinta-feira (21), profissionais da área de Educação do município participarão de formação e irão promover evento esportivo para 500 crianças

18.02.2019  |  479 visualizações

São Paulo (SP) – O Projeto Caravana volta a Santa Maria de Jetibá (ES) nesta semana. De terça (19) a quinta-feira (21), cerca 50 professores de educação física e pedagogos do município participarão de mais uma etapa da formação em Esporte Educacional, iniciada nos dias 27, 28 e 29 de Novembro, quando o projeto foi, pela primeira vez, à cidade. A Caravana é realizada pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), UNICEF e Instituto Mpumalanga, com parceria da ESPN e DISNEY, e, em Santa Maria de Jetibá tem o patrocínio da EDP, via Lei de Incentivo ao Esporte / Governo Federal.

Na primeira fase da formação, a Caravana do Esporte reuniu profissionais da área de Educação para conhecerem a metodologia do Esporte Educacional desenvolvida pelo IEE. Durante o encontro, foram abordados temas como: "Dimensões do Esporte", "Princípios do Esporte Educacional", "O jogo como recurso pedagógico" e "Elaboração de aulas para crianças de 7 a 14 anos".

Agora, nesses três dias de trabalho, os professores serão os protagonistas da Caravana, planejando, executando e avaliando um evento de Esporte Educacional para 500 crianças, na Escola EMEF João Lauvers, escolhida pelo próprio município.

"A importância deste módulo está em oportunizar aos professores testar o novo conhecimento, podendo estar à frente de ações, modalidades e práticas escolhidas por eles. Além disso, o evento de Esporte de Educacional torna-se uma base estratégica para apoia-los a desenvolver e elaborar estratégias para o Plano de continuidade do município", afirma Marilene Tavares, subcoordenadora do IEE.

Além do evento, será realizada uma cerimônia de encerramento e diplomação de todos os participantes envolvidos.

"As Caravanas proporcionam muito mais do que momentos de lazer. Promovem acesso a experiências de vida, por meio do esporte. E o Instituto EDP  acompanha de perto essa jornada. Ficamos muito felizes por contribuir com o retorno da Caravana ao município e, mais do que isso, em apoiar um projeto que busca melhorar a qualidade de vida de tantos estudantes, pela prática e pela formação de educadores", fala Paulo Ramicelli, assessor de diretoria da EDP. 

Serviço
Caravana do Esporte - Santa Maria de Jetibá
Local: Escola EMEF João Lauvers 
19/02 - Elaboração e preparação do evento de esporte educacional  
20/02 - Realização do Evento e atendimento de 250 crianças pela manhã e 250 crianças pela tarde
21/02 - Diplomação dos professores no período da manhã às 10h15 e no período da tarde às 16h15.
21/02 - 10h15 - Diplomação dos professores com a presença da secretaria de Educação e o representante do Instituto EDP

Sobre os projetos - Mais de três milhões de crianças e adolescentes já foram atendidas indiretamente pela Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, desde 2005. Mais de 50 mil professores e educadores foram capacitados dentro das metodologias Esporte Educacional e Viva com Arte, nos onze anos dos projetos. São projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o UNICEF, com o Instituto Mpumalanga, e com o Instituto Esporte & Educação (IEE).

A CARAVANA DO ESPORTE tem o objetivo de subsidiar uma política pública voltada para o esporte a fim de garantir o direito de crianças e jovens praticarem esportes com inclusão e em ambientes livres de violência, fazendo uso de tecnologia desenvolvida que se apoia na prática esportiva com materiais de baixo custo, adaptados em tamanhos e pesos para crianças e jovens. O projeto conta com o patrocínio do Itaú, da Rede, EDP, Grupo Kroton / Pitágoras, Verde Asset, Johnson e Johnson e Semp TCL, via Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte/Governo Federal.

A CARAVANA DAS ARTES promove oficinas de formação de educadores dentro da metodologia "Viva com Arte" e oficinas de liderança juvenil em literatura e em comunicação. Tem os patrocínios da Rede, EDP, OTIS, Boticário, QuantiQ e Elsys, via Lei Rouanet do Ministerio da Cultura/ Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 40 mil professores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Bayer, CMPC, Ultra, ALCOA, Grupo Kroton, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Grupo GTM, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, LIVELO, AES Tietê, Bloomberg, Mentos e Portocred Financeira.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

ZDL - Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • A Caravana do Esporte volta a Santa Maria de Jetibá
    (Divulgação)

  • Cerca de 50 professores terão mais uma fase de formação
    (Divulgação)

  • Ana Moser, criadora e presidente do IEE
    (Divulgação)

Leia também...

Entre em contato