Capa

Paulista Marcos Ferrari é o Brasil no Força Bruta

Marcos Ferrari no Força Bruta
(Rodrigo Dog / Savaget)

Arena do Força Bruta em Cotia
(Andre Repetto / Savaget)

Pentacampeão sul-americano e brasileiro de strongman terá pela frente difíceis adversários vindos da Inglaterra, Suécia e Estados Unidos

09.01.2019  |  794 visualizações

Cotia (SP) - A edição de 2019 do Força Bruta, em Cotia (SP), terá um grande show na manhã deste domingo (13) com quatro entre os principais praticantes de strongman do mundo. Paulista de 41 anos, Marcos Ferrari carregará a responsabilidade de representar o Brasil, na disputa de três provas contra o inglês Terry Hollands, o sueco Johnny Hansson e o norte-americano Eric Small. A competição, com transmissão ao vivo da TV Globo, a partir das 10h, faz parte da programação do Esporte Espetacular e tem entrada gratuita para o público.

Marcos Ferrari, 125 kg e 1,75 cm, entra no torneio como melhor atleta profissional sul-americano de strongman desde 2010. "Minha expectativa é boa demais para essa quinta edição do Força Bruta. Aliás, estou sentindo que será a melhor de todas em minhas participações no evento. O clima será bem quente lá em Cotia e as provas bem difíceis. Um dia de fortes emoções e sei que estou muito bem preparado para a competição", avalia Marcos Ferrari.

O paulista marca presença no Força Bruta desde a primeira edição da competição no País, em 2013.  Recordista na América do Sul nas provas Loglift, Deadlift, Atlas Stone e Yoke, ele tem resultados expressivos, como o título do Arnold Classic Brasil em 2013, top 4 no Thunderbay, sétimo lugar do Mundo na Categoria Master e top 4 do Strongman Champions League.

"Foi uma preparação trabalhosa, tirando leite de pedra. Foram seis meses de muito empenho, dores e ajuda de várias pessoas", relembra Ferrari. "Acredito que o Terry Hollands seja o mais forte entre os adversários, por ser um veterano no World's Strongest Man. O Johnny, vem competir pela segunda vez, é forte e jovem. O Eric é um norte-americano muito bem colocado lá dentro da Strongman Corporation nos EUA. Não tenho tantas informações sobre ele, mas acredito que venha para fazer uma ótima competição", destaca o atleta paulista.

Os adversários - Sexto colocado no Campeonato Europeu em 2018, o inglês Terry Hollands, 39 anos, é quem tem o currículo mais extenso entre os participantes, com os seus 1,99 m e 155 kg. Homem mais forte da Inglaterra, o atleta ostenta três terceiras colocações no torneio mundial World's Strongest Man, em 2007, 2011 e 2017. O sueco Johnny Hansson, de 29 anos, é o mais jovem da competição e, no entanto, o maior "peso-pesado", com seus 160 kg e 1,98 m. Com duas participações no World's Strongest Man, Johnny é vice-campeão do Giants Live Scandinavian e terceiro colocado do Strongman Champions League da Letônia. 

Com 32 anos, 151 kg e 1,88 m, o norte-americano Eric Small tem uma trajetória de superação no esporte. Após se formar na Universidade de Minnesota, em 2010, tendo jogado futebol americano neste período, o atleta partiu para os treinos de strongman. Em 2013, logo na sua estreia no esporte, rompeu os dois tendões patelares e só voltou a competir dois anos depois, em 2015, sendo campeão do estado de Illinois. Em 2017, tornou-se profissional do esporte e foi vice-campeão do País, no Campeonato Nacional Strongman Corporation.

As provas - Como é de costume no Força Bruta, serão realizadas três provas para a definição do campeão do torneio. A primeira será a medley, em um percurso 15 metros. Cada atleta vai iniciar arrastando correntes de 300 kg, voltará trazendo a cangalha de 400 kg e, por último, terá que colocar a bola (atlas stone) de 130 quilos em uma estante de 1,30 m de altura. A segunda prova será a do barril, na qual o competidor terá que jogar seis barris de 20 kg por cima de uma barra de cinco metros de altura. A competição será definida no dead lift (peso morto), com a barra com 380 kg. Vence está prova aquele que fizer maior número de repetições.

O Força Bruta 2019 tem os patrocínios de Motorola, Rexona, Decolar.com, Midway e Next Açaí, e conta com o apoio da Prefeitura de Cotia, Magnum Relógios, do Hotel Rancho Silvestre e RUD Correntes Brasil. A realização do evento é da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer e da Savaget & Excalibur Promoções e Eventos.

Credenciamento de imprensa – Os veículos interessados em cobrir o Força Bruta devem enviar solicitação de credenciamento para o e-mail redacao@zdl.com.br. É preciso informar o veículo de imprensa, nome completo e cargos dos profissionais, juntamente com e-mail e telefone de contato.

Serviço:
Força Bruta 2019
Local: Praça da Matriz - Cotia (SP) 
Endereço: Rua Senador Feijó, 12 - Centro
Data: 13 de janeiro
Horário: a partir das 10h
Entrada: Gratuita

ZDL - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 3285-5911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Leia também...

Entre em contato