Capa

Projeto Social Correios, Squash que Transforma encerra primeira fase em Brasília (DF)

Programa teve início em agosto, com estudantes do Centro de Ensino Fundamental Polivalente, escola referência na capital federal, unindo atividades esportivas, voltadas para o squash, e acadêmicas, realizadas paralelamente ao calendário escolar

10.12.2018  |  755 visualizações

São Paulo (SP) – O ano está terminando e, com ele, a primeira fase do Squash Urbano Capital – Projeto Social Correios, Squash que Transforma, um programa acadêmico e esportivo, que começou a ser desenvolvido este ano pela Confederação Brasileira de Squash (CBS), em parceria com os Correios. A iniciativa busca transformar a vida de jovens estudantes, alunos de escolas públicas, proporcionando enriquecimento acadêmico, saúde, bem-estar, responsabilidade social e liderança por meio do squash, com profissionais capacitados para diferentes atividades. 

O Squash Urbano Capital teve início no mês de agosto, em Brasília (DF), com estudantes do Centro de Ensino Fundamental Polivalente (CEF Polivalente), escola referência na Capital Federal. Neste primeiro momento atende a 20 alunos. Para o ano que vem devem ser selecionados mais 20, totalizando 40 no total. As atividades são realizadas paralelamente ao calendário escolar.

A permanência dos alunos será de acordo com a assiduidade ao Squash Urbano e o desempenho na escola. Duas vezes por semana, os estudantes frequentam a Capital Squash Center, academia parceira do projeto em Brasília.

Nesta primeira fase, desde o início do projeto até agora foram muitas as atividades desenvolvidas, tanto esportivas como acadêmicas. Entre elas, como ação de encerramento do ano, os alunos plantaram mudas na Capital Squash Center.

Já no mês de novembro, quatro estudantes viveram um momento muito especial. Bernardo Miranda, 11 anos, João Carlos Silva Santos, 13 anos, Ana Clara Ferreira e Luísa Guedes, ambas de 12 anos, disputaram seu primeiro torneio nacional, o Campeonato Brasileiro, em São Paulo (SP), apenas três meses depois de conhecerem a modalidade. Entre os 20 participantes do projeto, eles foram os melhores nos dois torneios classificatórios realizados para definir quem iria a capital paulista jogar nas categorias juvenis.

Para Ana Clara e Luísa, oportunidade de comemorar, também, os bons resultados no Brasileiro. Ana foi vice-campeã na sub 15. Luísa chegou à semifinal – perdendo para Ana Clara - na sub 15.

Atividades na Capital Squash Center - A Capital Squash Center conta com seis quadras de squash e locais para refeições e atividades acadêmicas. Os alunos têm direito a transporte da escola para a academia, almoço/lanche, todo o material para a prática do squash, assim como livros e material acadêmico necessário para apoiar os temas em estudo na escola. São quatro horas semanais no projeto.

Carlos Paiva, presidente da Confederação Brasileira de Squash (CBS), destaca a importância do Projeto Social Correios, Squash que Transforma. "Um programa muito especial, que dá oportunidade a esses estudantes de conhecer o esporte e, ao mesmo tempo, proporciona reforço acadêmico. Toda criança deve ter igual oportunidade de atingir a sua total potencialidade, desenvolvendo seus talentos, com a realização de várias atividades. É isso que o projeto busca proporcionar”.

Três pilares: acadêmico, squash e serviços comunitários - O Projeto Social Correios, Squash que Transforma é realizado com base em 20 anos de experiência em iniciativas similares nos Estados Unidos e tem como parceira a Squash Education Alliance (EA), que conta com vários membros nos Estados Unidos e afiliados internacionais. São três pilares: o acadêmico, no qual os estudantes têm suporte com aulas de inglês, auxílio na lição de casa e monitoria acadêmica individualizada; o squash, com aulas individuais e em grupo, com treinadores capacitados, participação em clínicas e competições; e o serviço comunitário, sendo voluntários na comunidade por no mínimo 15 horas ao ano.

Mais informações:
Site:  
http://cbsquash.com.br/
Fanpage:  
https://www.facebook.com/squashbrasil/

ZDL
Doro Jr. -   
dorojr@zdl.com.br    - 11 984579723
Deborah Mamone -   
deborah@zdl.com.br    - 11 3285.5911

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: 
www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: 
www.instagram.com/zdlsports
Twitter: 
www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Grupo de alunos e professores
    (Divulgação)

  • Grupo na frente da Capital Squash
    (Divulgação)

  • Alunos plantam mudas na Capital Squash Center
    (Divulgação)

Leia também...

Entre em contato