Capa

IEE TERCEIROSETOR

Projeto do IEE, de Ana Moser, volta a Araripina (PE) para capacitar professores

Formação será na terça (6) e quarta-feira (7), com a presença de 40 profissionais da área de educação

05.11.2018  |  258 visualizações

São Paulo (SP) – Os professores dos municípios pernambucanos de Araripina, Santa Filomena e Ouricuri têm mais um compromisso pela frente: o terceiro módulo do projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE). Contando com o patrocínio da Votorantim Energia, por meio de Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal, o encontro de capacitação será na Escola Luzanira Ramos, no centro de Araripina, na terça (6) e quarta-feira (7). O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Os quarenta participantes estão divididos em dois grupos. O primeiro, com 30 professores de Educação Física Infantil, Fundamental I e II, irá trabalhar neste módulo o tema “Esporte Educacional e Planejamento”. Já o grupo 2, composto por dez gestores escolares, terá como conteúdo “Pilares Escola Ativa - Educação física de Qualidade e Cultura de Movimento”.

“Neste encontro, falaremos sobre a sistematização do planejamento e a importância do registrar para o aprendizado, pois percebemos a carência da escrita sistematizada com os professores de Educação Física. Com os gestores escolares, o momento de trocas tem aproximado muito a relação entre professores e equipe de gestores e os mesmos têm percebido a importância de rever os métodos de ensino e a relevância do movimento para a aprendizagem em diferentes áreas”, explica a formadora do IEE Cibelle Borges. Ela e Pedro Gonçalves serão os responsáveis pela formação no município.

“Percebemos os grupos de professores e gestores escolares cada vez mais envolvidos e valorizando o espaço como um momento de troca de experiências e reflexão sobre a prática pedagógica”, finaliza Cibelle.

A participante Ana Paula, Diretora Escolar em Ouricuri, relata que a formação contribuiu muito em seu trabalho. “Esta formação, maravilhosa, contribuiu muito com estratégias e conceitos, para que eu possa passar para minha equipe, meus professores e para os alunos. Principalmente como utilizar espaços disponíveis, que muitas vezes temos espaços e não sabemos como utiliza-los”, explica ela.

A Coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Araripina, Rosangela Ramalho de Oliveira Alencar, conta o que mais agregou em seu conhecimento. “Esses dois dias de formação trouxeram algo inédito pra gente, pois não tínhamos esse conhecimento da prática de Educação Física em pequenos espaços sem muitos recursos e agora sabemos que podemos fazer com qualidade e aprendizagem”.

Geomário, Diretor Escolar em Santa Filomena, que também participou da formação nos módulos anteriores, apresenta seu principal desafio, identificado nas aulas. “O que aprendi neste dia, colocaremos em prática nas nossas escolas. Nosso grande desafio é conseguir sensibilizar os professores para utilizar o movimento nas práticas pedagógicas com os alunos”, conclui ele.

Formação de Professores da Rede Pública – O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu sexto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.

Neste ano, o projeto atua em 12 cidades de cinco estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pernambuco e Goiás) para capacitar cerca de oitocentos professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.

Serviço
Projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública – Pernambuco
Datas: Terça (6) e quarta-feira (7)
Horário: 7h às 17h
Local: Escola Luzanira Ramos (rua Ana Rosa Lacerda, SN – Centro de Araripina)

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 40 mil professores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Votorantim Energia, Bayer Crop Science, Cielo, Ultra, Motorola, Grupo Kroton, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Deutsche Bank, Johnson&Johnson, SEMP TCL, Bank Of America, Quantic, BTG Pactual, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Bridgestone, Bloomberg, Xerox e Mentos.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

ZDL - Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • A formação será na terça e quarta-feira
    (Divulgação)

  • Cerca de 40 profissionais da área de educação irão participar
    (Divulgação)

  • O IEE já contribuiu para a formação de mais de 40 mil professores pelo País
    (Divulgação)

Leia também...

Entre em contato