Capa

IEE TERCEIROSETOR

Projeto do IEE e Petrobras irá a 4 estados para capacitar 400 profissionais em esporte educacional

De terça (6) a quinta-feira (8), professores, gestores e diretores das redes públicas irão participar de formações em Catu (BA), Aracaju (SE), Santos (SP), Esteio (RS) e São Francisco do Conde (BA)

05.11.2018  |  289 visualizações

São Paulo (SP) – O projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE) em parceria com a Petrobras, estará em cinco municípios, de quatro estados, nesta semana. De terça (6) a quinta-feira (8), os profissionais do IEE estarão nas cidades de Catu (BA), Aracaju (SE), Santos (SP), Esteio (RS) e São Francisco do Conde (BA), para a realização de módulos de formação com cerca de 430 profissionais da área de educação local. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

De terça a quinta-feira, será realizado o segundo módulo para os profissionais das cidades de Santos e Cubatão, contando com a presença de 100 professores de educação física, gestores e coordenadores pedagógicos de 48 escolas e duas ONGs, localizadas no entorno das Unidades Operacionais da Petrobras.

Ainda na terça-feira, no município baiano de Catu, são esperados 80 professores, coordenadores e gestores de escolas da rede pública de Alagoinhas, Araçás, Catu, Cardeal da Silva, Entre Rios, Esplanada e Pojuca para o segundo encontro. “Esperamos que os participantes consigam reconhecer a importância do movimento corporal para a promoção de saúde, entendam os princípios orientadores para a prática pedagógica e seus impactos na aprendizagem integral dos alunos e identificar possibilidades e valorizar a práticas interdisciplinares”, explica a subcoordenadora do IEE Raquel Clementino.

No dia seguinte, será a vez de Aracaju receber o projeto do IEE, com 100 professores, coordenadores e gestores das escolas dez municípios sergipanos (Aracajú, Carmópolis, Maruim, Siriri, Divina Pastora, Rosário do Catete, São Cristóvão, Laranjeiras, Japaratuba e Divina Pastora). O professor de educação física Admilson da Silva Oliveira, que participou do primeiro encontro, se mostra animado para a segunda formação. “O curso é fantástico, pois nos possibilita refletir sobre a nossa prática diária e nos move a transformar todas as atividades de uma aula em algo atrativo e prazeroso para o aluno. Estou ansioso pelo próximo encontro para poder aproveitar ao máximo e colocar em prática”.

Também na quarta-feira, cerca de 80 professores e gestores escolares de Esteio e Canoas participarão do segundo módulo do projeto. “O meu maior aprendizado foi a importância do “mexa-se” para uma vida mais saudável. Não apenas no aspecto físico, mas também no social. Mexa seus hábitos, seus pensamentos, suas atividades, tudo em busca de uma vida mais leve, harmônica e saudável”, conta a professora Michelle Dalla Rosa, que participou do primeiro encontro.

Na quinta-feira, em São Francisco do Conde, será realizado o segundo módulo, com a presença de 70 professores, coordenadores e gestores de escolas da rede pública de São Francisco do Conde, Candeias e Madre de Deus.

Como em todos os municípios visitados será a segunda capacitação do ano, em todos os eles o principal conteúdo a ser trabalhado com os participantes será “Escola Ativa: Contextualizando o Movimento”.

“Para mim, a formação mostrou esperança e possibilidades para as pessoas. Quando vi o que é possível fazer basicamente com o recurso humano pude compreender a real importância do esporte nestas comunidades carentes. É incrível, mas não pensava que pudesse fazer tanta diferença. Creio que, para os professores poderá ser uma mudança de vida”, afirma Andreia Ferraz, representante da Petrobras.

Esses encontros fazem parte da terceira fase do projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, que terá duração de dois anos e que realizará dez encontros de formação teórica e prática para professores em 15 polos, contemplando nove estados, 50 municípios e 1.050 professores e gestores de escolas públicas. Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo são os estados que fazem parte dessa nova etapa do projeto. 

Serviço
Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Catu (BA)
Data: Terça-feira (6)
Horário: 8h às 17h
Local: Centro Administrativo (rua Geonísio Barroso, Boa Vista, S/N

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Santos (SP)
Data: Terça a quinta-feira (6 a 8)
Horário: 8h às 17h  
Local:  Centro Universitário UNILUS-Campus III (rua Batista Pereira, 265 – Macuco)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Aracaju (SE)
Data: Quarta-feira (7)
Horário: 8h às 17h  
Local: Colégio Presidente Vargas, s/n. (Auditório Antônio Vieira de Melo - rua Neópolis, Bairro Siqueira Campos)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – Esteio (RS)
Data: Quarta-feira (7)
Horário: 8h às 17h
Local: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (rua Padre Felipe, 900 – Centro)

Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional – São Francisco do Conde (BA)
Data: Quinta-feira (8)
Horário: 8h às 17h
Local: Prédio Administrativo da Secretaria Municipal da Educação – Seduc (avenida Juvenal Eugênio de Queiroz, s/n, Baixa Fria)

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 40 mil professores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Votorantim Energia, Bayer Crop Science, Cielo, Ultra, Motorola, Grupo Kroton, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Deutsche Bank, Johnson&Johnson, SEMP TCL, Bank Of America, Quantic, BTG Pactual, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Bridgestone, Bloomberg, Xerox e Mentos.

Saiba mais sobre o IEE: http://goo.gl/ePnnai
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

ZDL - Paula Otero - MTb 17268/MG
paula@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

  • Serão cinco formações nesta semana
    (Divulgação)

  • Mais de 400 profissionais da área de Educação serão capacitados
    (Divulgação)

  • O IEE já contribuiu para a formação de mais de 40 mil professores
    (Divulgação)

Leia também...

Entre em contato