Capa

Arnold Classic

Crescimento do Arnold Sports Festival confirma força do mercado fitness no Brasil

Público começa a chegar ao evento
(Rodrigo Dod / Savaget)

Previsão de 80 mil pessoas nos três dias
(Rodrigo Dod / Savaget)

Visão geral da Expo
(Rodrigo Dod / Savaget)

Equipe da Black Skull pronta para a abertura da feira
(Rodrigo Dod / Savaget)

Estátua do Arnold, atração na entrada do evento
(Rodrigo Dod / Savaget)

Evento criado por Schwarzenegger abre as portas nesta sexta-feira (20) com aumento de 10% em relação ao ano passado, seguindo a tendência da indústria de suplementação esportiva, que faturou R$ 2,2 bilhões em 2017

20.04.2018  |  6.098 visualizações

São Paulo (SP) – O Arnold Sports Festival South América, que começou nesta sexta-feira (20) e termina domingo (22), no Transamérica Expo Center, em São Paulo, é o reflexo da força e potencial do segmento fitness no Brasil. A feira criada pelo astro do cinema, ex-atleta e governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, abre as portas em 2018 com crescimento de 10% em relação ao ano passado, investimento na casa de R$ 10 milhões e previsão de gerar R$ 100 milhões em negócios em apenas três dias. São números confirmados pelos dados da indústria de suplementação alimentar e academias.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (ABENUTRI), em 2017, apenas o setor de nutrição esportiva, uma das quatro divisões do mercado (que ainda inclui Wellness, Perda de Peso e Nutrição Cosmética) faturou cerca de R$ 2,2 bilhões, com crescimento de 9% em relação ao ano anterior. Para, 2018 a expectativa é maior, registrando aumento da ordem de 15% e faturando R$ 2,5 bilhões. A entidade estima que em cinco anos, a partir de 2019, o mercado atinja um faturamento de R$ 5 bilhões.

Atualmente, são comercializadas no Brasil mais de 500 marcas produzidas por 100 empresas. Desse total, 70% são nacionais e 30% importadas. Segundo relatório do Euromonitor International, no segmento de nutrição esportiva, os produtos à base de proteína são os campeões de venda, com 65%. No Arnold Sports Festival South America, a expectativa é que sejam consumidas entre 8 a 10 toneladas do produto nos estandes dos mais de 150 expositores da feira. Em seguida na lista dos preferidos dos consumidores vêm os aminoácidos e energéticos com 15% cada; e hipercalóricos com 5%.

No movimento mais recente desse mercado, a Victoria Capital Partners fechou a aquisição do controle da Import Sports. Considerada a maior importadora de Nutrição Esportiva do Brasil, apresenta faturamento estimado em R$ 200 milhões no último ano e distribui com exclusividade as marcas Optimum Nutrition, Dymatize, Isopure, Ultimate Nutrition, entre outras, no território nacional. Focada em investimentos em private equity na América do Sul, a Victoria Capital já levantou fundos de mais de US$ 1,7 bilhão desde 2007.

Em nível mundial, a indústria de suplementação alimentar movimentou US$ 13,6 bilhões. Os Estados Unidos, maior mercado mundial no setor, faturam em média US$ 7 bilhões ao ano. Porém, o ritmo de crescimento anual é inferior ao Brasileiro. Em 2017, foram 5% nos EUA contra 9% no Brasil.

Academias - O Brasil abriga 34.509 das 201 mil academias espalhadas pelo planeta. Dados que colocam o país na segunda colocação no ranking mundial em números absolutos, atrás apenas dos Estados Unidos, com 36.540 unidades. Contudo, em quantidade de frequentadores, os brasileiros ocupam a quarta posição, com 9,6 milhões de alunos matriculados (perde para EUA – 57,2 milhões; Alemanha – 10 milhões e Reino Unido – 9,7 mi). Estes são alguns dos resultados do Global Report 2017, relatório anual da IHRSA (International Health, Racquet and Sportsclub Association, uma das maiores entidades do setor) e indicam uma enorme margem de crescimento para o mercado nacional relativo à prática de atividade física, que tem penetração em apenas 4,6% da população e ocupa o décimo lugar em faturamento, com US$ 2,4 bilhões ao ano.

Uma das novidades do Arnold Sports Festival South America 2018 contribui de forma decisiva para fomentar a ampliação do mercado de academias no Brasil. Pela primeira vez, o evento que chega à sexta edição no país tem uma área destinada exclusivamente ao setor. O Salão de Equipamentos traz novidades e lançamentos de grandes marcas nacionais e internacionais e tem tudo para atrair a atenção tanto de empresários como do público em geral. A incorporação do novo espaço é possível em função da integração com a Rio Sports Show, uma das mais importantes feiras de fitness e bem-estar do Brasil, promovida por 19 anos no Rio de janeiro.

“Construímos um mercado cada vez mais sólido, capaz de sobreviver à crise econômica dos últimos anos e ainda apresentar crescimento. Com o objetivo de ter todas as experiências em um único ambiente, o Salão de Equipamentos transforma o Arnold Sports Festival South America em uma feira multisetorial, unindo o fitness ao esporte, nutrição esportiva, saúde, fisioterapia, moda, competições e apresentações esportivas”, explica Ana Paula Leal Graziano, diretora da Savaget & Excalibur ao lado de Luis Felipe Bonilha, ambos sócios de Arnold Schwarzenegger na feira que leva o nome do astro no Brasil.

Serviço Arnold Sports Festival South America

Data: 20 a 22 de abril de 2018
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro
 
Datas e Horários:

Sexta 20/04
10h – Abertura dos portões para o Evento
Lojistas, Proprietários de academia (credenciados) e Profissionais do setor (Com Ingresso e documento), acesso a Competições e Expo. Público com acesso a competições
14h – Abertura da Expo para o público
20h – Encerramento do evento

Sábado 21/04
10h – Abertura dos portões para o Evento
Lojistas, Proprietários de academia (credenciados) e Profissionais do setor (Com Ingresso e documento), acesso a Competições e Expo. Público com acesso a competições
14h – Abertura da Expo para o público
20h – Encerramento do evento

Domingo 22/04
10h – Abertura dos portões para o evento e todas as atrações, incluindo a Expo
18h – Encerramento do evento

Sucesso em São Paulo - O Arnold Sports Festival South America estreou no país em 2013, no Rio de Janeiro, com o nome Arnold Classic Brasil. A Cidade Maravilhosa recebeu o evento de Schwarzenegger nos três anos seguintes: 2014, 2015 e 2016, até a mudança para a capital paulista.

Evento Global - O Arnold Sports Festival é hoje um evento de alcance mundial. Além da América do Sul e América do Norte, Schwarzenegger ampliou sua área de atuação nos demais continentes. É realizado também na Europa, Ásia, Oceania e África.

A Arnold Sports Festival South America tem patrocínio diamond de Atlhetica Nutrition, Black Skull, Integralmedica e Midway e patrocínio gold de Champion e Iridium Labs. A realização é de Savaget & Excalibur Promoções e Eventos.

Mais informações:
site oficial : http://arnoldsportssouthamerica.com.br/pt-br/
fan page: https://www.facebook.com/arnoldsportsouthamerica/?ref=br_rs
Instragam :https://www.instagram.com/arnoldsportsouthamerica/


Assessoria de Imprensa:

ZDL Sports
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - F: 19 997912108
rafael@zdl.com.br

Doro Jr. - MTb 13209 - F: 11 32855911
dorojr@zdl.com.br

Facebook : ZDL Comunicação
Twitter : twitter.com/ZDLcomunica
Site: www.zdl.com.br
 

Leia também...

Entre em contato