Capa

Specialized CICLISMO

Raiza Goulão e Rubinho Valeriano representam o Brasil no MTB da Rio 2016 neste final de semana

Enquanto a goiana Raiza competirá sábado (20), às 12h15, o mineiro Rubinho estará em ação domingo (21), no mesmo horário. Prova do mountain bike será realizada no Parque Radical, em Deodoro

17.08.2016  |  1.178 visualizações
Rio de Janeiro (RJ) - Representantes do Brasil no mountain bike, os atletas Raiza Goulão e Rubinho Valeriano estão hospedados na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro, onde finalizam a preparação para a disputa dos Jogos Olímpicos. Os treinos na pista do Parque Radical de Deodoro foram liberados nesta quarta-feira (17) e vão até a sexta (19), último dia de práticas no local antes das prova oficiais. Enquanto a goiana Raiza faz no sábado (20) sua estreia em Olimpíadas, o ciclista mineiro caminha para sua terceira participação no evento, no domingo (21), após competir em Pequim 2008 e Londres 2012.

Apesar de disputar sua primeira Olimpíada, Raiza Goulão acumula bastante experiência internacional nos últimos três anos, após competir nas principais provas do mundo de 2013 para cá, como as etapas da Copa do Mundo, Campeonatos Mundiais, Pan-Americanos, entre outros. Raiza é, atualmente, a número 10 do mundo e terceira melhor ciclista das Américas no ranking e vai tentar superar a melhor colocação de uma brasileira no mountain bike, o 18º lugar de Jaqueline Mourão, em Atenas 2004.

"Minha meta, analisando friamente, é de ficar entre o top 15 e 20, de um total de 30 atletas, nesta que será minha estreia em Jogos Olímpicos. Assim, espero fazer uma prova boa e consistente no sábado para atingir este feito, que seria algo incrível na minha carreira", conta Raiza. "O clima da Vila Olímpica é uma coisa que nunca senti antes na minha vida. É algo tão incrível que em algumas horas me pergunto se é sonho ou realidade. É um local onde as pessoas respiram esportes. Isso é bem bacana", completa.

Apesar de apenas confirmar a vaga no final de maio, quando foi encerrado o ciclo olímpico, a ciclista prepara-se para a competição há mais tempo. "Minha preparação para chegar bem na Olimpíada foi feita durante 2016, um ano bem árduo, com total dedicação e resultados expressivos na minha carreira. Alcancei todos os objetivos propostos e agora é me adaptar à pista nos treinos, além de me manter calma. O psicológico será o mais importante, para chegar sábado descansada em todos sentidos", avalia Raiza, atual bicampeã brasileira.

Consciente da importância da competição, Raiza convoca a torcida do Brasil para torcer por ela. "Nunca competi uma prova com um nível tão alto de organização e competitividade, como é nos Jogos Olímpicos. Tenho certeza que a presença de amigos e familiares em Deodoro, bem como a torcida brasileira em geral, fará toda diferença. Conto muito com esse apoio e toda energia positiva. Tudo isso servirá para me incentivar ainda mais", complementa.

Torcida especial - Raiza Goulão recebeu um vídeo especial nesta terça-feira (16), que também deve lhe ajudar na prova de sábado. O cantor Gilberto Gil gravou uma mensagem de apoio para a ciclista, que entre suas frases de motivação adotou o "Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar", trecho da música "Andar com Fé" do músico baiano de 74 anos.

Rumo a terceira olimpíada - Enquanto Raiza se prepara para sua primeira disputa olímpica, o mineiro Rubinho Valeriano competirá no domingo pela terceira vez no maior evento esportivo do planeta. Tricampeão brasileiro de Cross Country Olímpico, Rubinho foi o 21º colocado em Pequim 2008 e o 24º em Londres 2012. "Também espero contar com a torcida de todos os brasileiros, que com certeza estarão em grande número lá na pista em Deodoro", destaca Rubinho.

"Estou controlando bem a ansiedade nesta semana que antecede a prova. Espero chegar no domingo e fazer um bom resultado e quem sabe superar minhas participações em Pequim e Londres. Vou focar em fazer meu melhor na competição e esquecer dos adversários. Nos Jogos Olímpicos anteriores lembro que fiquei bem ansioso e mal dormia. Aqui estou mais tranquilo, o que ajuda a não me desgastar psicologicamente, algo muito decisivo nos esportes de alto rendimento", conclui o ciclista.

Sobre a Specialized - A Specialized foi fundada em 1974 por ciclistas, para ciclistas. Com base no norte da Califórnia, tem o foco nas necessidades dos praticantes, produzindo produtos funcionais e tecnicamente avançados, que fornecem um benefício de desempenho.

Mais informações:

Site
: www.specialized.com
Facebook: www.facebook.com/specializedbr
Instagram: @specializedbr

Gustavo Coelho / Doro Jr. - MTb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação
  • Raiza em Deodoro
    (Divulgação)

  • Rubinho posa com sua bike
    (Divulgação)

  • Raiza na Copa do Mundo da França
    (Anderson Guedes / Divulgação)

  • Rubinho Valeriano em ação
    (Divulgação / Esporte na Foto)

Leia também...

28.11.2016

Raiza Goulão finaliza temporada com o título da Taça Brasil de MTB em Maricá

Ciclista da Specialized Racing BR somou mais 30 pontos no ranking da UCI (União Ciclística Internacional)

24.11.2016

Raiza Goulão encerra temporada na Taça Brasil de MTB em Maricá (RJ)

Ciclista goiana da Specialized Racing BR quer fechar com chave de ouro um ano especial em sua carreira

21.11.2016

Bruna Elias é campeã da Copa Internacional de MTB na categoria júnior

Ciclista gaúcha da Specialized Racing BR garantiu o título inédito com a vitória na etapa decisiva em Congonhas (MG)

18.10.2016

Flavia Oliveira, representante no ciclismo na Rio 2016, faz pedal no circuito olímpico

O encontro com a atleta, no sábado, às 6h30, será na loja Renato Estrella, na Barra. Às 15 horas, Flavia dá entrevista no mesmo local

Entre em contato